10% desconto na 1ª encomendaPORTES GRATUITOS para encomendas acima de 50€

Vinhos perfeitos para refeições vegetarianas

As combinações de alimentos à base de plantas são cada vez mais comuns, por isso estava na altura de termos um guia para te ajudar a procurar vinhos que complementam as nuances delicadas dos pratos à base de vegetais 🌿.

Neste artigo, apresentamos uma lista detalhada de harmonizações com alguns dos nossos pratos vegetarianos favoritos, perfeitos para refeições leves de verão (e para manter um corpo saudável).

Nota prévia : se és apreciador(a) de carne 🥩 ou peixe 🐟 grelhado, não te preocupes, em breve falaremos sobre esses pratos.

Mezze


Sofisticado mas saboroso, gostamos de preparar um mezze vegetariano com corações de alcachofra, dolmades, homus, tabouli e muito mais para compartilhar com amigos que apreciem pratos vegetarianos. Aqui sugerimos tintos mais leves, como o Unoaked 2018 da Quinta do Popa's Unoaked 2018 ou um branco fresco mas sofisticado blend Douro Alvarinho e Avesso da Casa de Vilacetinho, uma vez que a sua mineralidade permite apreciar a diversidade e subtileza dos sabores.

Unoaked Tinto 2019 Doc Douro - Decantify
Unoaked Tinto 2019 Doc Douro - Decantify

Unoaked Tinto 2019 Doc Douro

Avesso & Alvarinho Branco 2020 - Decantify
Avesso & Alvarinho Branco 2020 - Decantify

Avesso & Alvarinho Branco 2020

Cogumelos

Frequentemente, o Santo Graal de muitos pratos vegetarianos, os cogumelos são ótimos para combinações de vinhos. Procuramos igualar ou contrastar sabores e texturas, tendo em conta a intensidade do prato e do vinho.Para cogumelos amanteigados, recomendamos o rico Torre do Frade Viognier 2018 ou o envelhecido em carvalho QMI Vinhas Velhas para uma experiência sedosa que abraça facilmente os sabores ricos de terra.

Torre do Frade Viognier 2018 - Decantify
Torre do Frade Viognier 2018 - Decantify

Torre do Frade Viognier 2018

Maria Izabel Vinhas da Princesa Branco 2018 - Decantify
Maria Izabel Vinhas da Princesa Branco 2018 - Decantify

Maria Izabel Vinhas da Princesa Branco 2018

Quais as castas ideias? Quase todas funcionam bem com cogumelos, especialmente se o sabor do vinho tiver influência do terroir. Nosso único aviso: seja qual for o prato de cogumelos, é sempre importante levar em consideração os outros ingredientes da refeição antes de fazer uma seleção de vinhos final, pois Cogumelos Crimini preparados com manteiga requerem um vinho muito diferente do que um prato de fettuccine coberto com shiitakes.

Queijos

Se procuras combinar queijos com vinhos, o Vinho Verde à base de frutas tropicais é um deleite com qualquer queijo azul, especialmente nas saladas, visto que este vinho costuma ter um ligeiro toque de doçura (e spritz), o que realça a fator cremoso no queijo azul, que faz a salada estourar no teu paladar (não te preocupes - não será preciso chamar os bombeiros 💣)

Ultimamente temos optado pelo Página Alvarinho, que é um vinho fino e acessível que combina maravilhosamente com queijos. 

Página Alvarinho Branco 2018 - Decantify
Página Alvarinho Branco 2018 - Decantify

Página Alvarinho Branco 2018

Se quiseres combinar um clássico queijo de cabra com figos, desafiamos que os faças acompanhar de um Quinta do Rol Pinot Noir 2012 - a terrosidade deste vinho é um deleite para equilibrar e trazer à tona o melhor deste prato.

Espumante - Uma classe à parte

Se te sentes aventureiro(a) e tens uma queda por bolhas, muitos pratos vegetarianos também combinam magnificamente com um Blanc de blanc.
Embora às vezes seja tentador seguir o velho ditado de champanhe e canapés, gostamos de quebrar as regras e combinar um espumante seco ou semi-seco com combinações desavisadas, como Caril verde tailandês vegetariano.

Com notas de avelã, brioche e marmelo, o Bojador Blanc de Blanc Bruto fornece uma complexidade surpreendente , bem como frutas cítricas maduras e uma frescura cortante à tua refeição. 

Bojador Blanc de Blancs Bruto 2019 - Decantify
Bojador Blanc de Blancs Bruto 2019 - Decantify

Bojador Blanc de Blancs Bruto 2019

Espumante pode ser versátil, e provavelmente há um espumante que encaixa na perfeição com cada prato ... Então, sempre que estejas em dúvida; aposta no espumante. É um lema robusto para se viver.

Se quiseres ver mais vinhos que combinam com pratos vegetarianos, visita a nossa coleção de vinhos para pratos vegetarianos.

Vegetariano

Vegetariano

Vinhos leves e requintados para enriquecer os teus pratos vegetarianos.
Ver Vinhos

Outros posts do nosso Blog