10% desconto na 1ª encomendaPORTES GRATUITOS para encomendas acima de 50€

A nossa Rota dos Vinhos do Alentejo

Publicado por Guilherme Salgueiro em

 

As férias ou fim-de-semanas prolongados são uma excelente oportunidade para conhecer novos locais, ou regiões que já visitamos antes mas que queremos descobrir novas dimensões.

 

Nem sempre é fácil decidir o que fazer, onde ir, o que comer, o que beber (muito importante para quem, como nós, adora vinhos) e onde dormir.

 

Por isso decidimos fazer um plano de 2 dias para quem queira fazer uma Rota de Vinhos no Alentejo, para conhecer mais desta fabulosa região, dos produtores que dedicam a sua vida a fazer alguns dos melhores vinhos do mundo, da gastronomia única, entre muitos outros motivos para conhecer profundamente o Alentejo.

 

 

 

Se não gostas de conduzir talvez este roteiro não seja para ti, ou então arranja alguém que goste de conduzir, faz a mala e segue viagem.

 

Qualquer altura do ano é excelente para visitar o Alentejo, a nossa recomendação é que não penses demasiado e que sigas à aventura.

 

Dia 1

Herdade do Esporão  

Uma das bandeiras do Alentejo na produção de vinho e uma das quintas mais bonitas de Portugal, conseguem ainda ter um restaurante fantástico para garantir um almoço e tarde bem passada. Se estiver bom tempo pede para ficares na esplanada.

O menu é sazonal, a nossa recomendação é que sigam o menu de degustação ou escolham um prato que vos agrade - são todos fantásticos.

 

Recomendamos que tentem agendar uma prova de vinhos, mas para a refeição não percam a oportunidade de experimentar o:

Depois de um excelente almoço, dê um passeio pela quinta, e aproveitem o cenário maravilhoso.

Agora está na hora de seguir para o nosso próximo destino.... Vidigueira, Cuba.

Herdade do Rocim 

 

Um dos mais carismáticos produtores nacionais, Pedro Ribeiro, transmite uma simpatia natural e tem um talento inato para inovar em viticultura.

 

Se não conheces os vinhos da Herdade do Rocim prepara-te para uma viagem inesquecível.

 

 

Recomendamos que liguem e tentes agendar uma prova de vinhos, certamente tudo será preparado para te surpreender, os vinhos são todos de elevada qualidade, mas os nossos favoritos são:

 

 

 

 

Podes consultar as nossas descrições ou fichas técnicas para conheceres mais sobre estes vinhos, ou se gostas de surpresas, prova e tira as tuas conclusões.

 

Vai ser difícil teres vontade de ir embora, mas quando for a altura certa segue para mais uns quilómetros para a Herdade do Sobroso (também na Vidigueira), onde recomendamos que faças o teu jantar e passes a noite.

Herdade do Sobroso

 

 

A tranquilidade da Herdade do Sobroso está em todos os pormenores, a paisagem tem um papel fundamental e aqui vais sentir uma verdadeira imersão no Alentejo. O pessoal é simpático e discreto e o Restaurante serve comida regional com uma confecção acima da média.

 

Faz o check-in ( a Herdade tem um check-in seguro para que possas estar despreocupado/a), visita os quartos confortáveis e prepara-te para o jantar.

 

Os pratos são sempre opções pessoais, mas recomendamos 2 pratos e 2 vinhos, e aqui vamos deixar as fotografias falarem por si.

Experimenta os Lombinhos  de Porco Preto com amêijoas:

E acompanha com: 

Se preferires a Açorda de Cação não vai desapontar.

E aqui recomendamos claramente o:

Como foi um dia em grande, não percas a oportunidade de observar as deslumbrantes estrelas do céu Alentejano antes de te recolheres.

Day 2

Bom dia! ☀️, aproveita o excelente pequeno almoço regional e prepara-te para tua viagem para Portalegre.

É lá que vamos passar este dia.

Cabeças do Reguengo

 

Para este dia escolhemos apenas 2 produtores. Um deles é o incontornável Cabeças do Reguengo. O prazer por fazer vinho nota-se em todos os detalhes, dos rótulos, ao sabor dos vinhos.

 

Experimenta os vinhos que puderes, pois são todos diferentes e todos surpreendentes.

 

Aqui recomendamos 3 vinhos para provares (por esta ordem):

 

 

 

     

    A qualidade dos vinhos vai certamente abrir o teu apetite, escolhemos um local para almoçares em Portalegre que tem tanto de tradicional como de fantástico.

    Solar do Forcado 

    (não te preocupes não precisas de gostar de tourada para almoçares aqui)

     

     

    É difícil recomendar apenas um prato para almoçar, mas experimenta o queijo assado (entrada) e a carne maturada. Não te vais arrepender.

     

    Para acompanhares o almoço recomendamos que proves outro produtor Alentejano (Fita Preta dos irmãos Maçanita) e o seu excelente: 

     

     

    Tapada do Chaves

     

    Estamos quase a chegar ao final da nossa viagem, para fechar em grande escolhemos o Tapada do Chaves, comprado em 2018 pela Fundação Eugénio de Almeida, e que continua a produzir vinhos icónicos.

     

    A melhor maneira de conhecer um produtor é fazeres uma prova guiada, caso não seja possível (por questões de tempo horário) procura provar estes vinhos:

     

     

     

     

     

     

    Esperamos que tenhas gostado da viagem, mas caso não tenhas oportunidade de a fazer em 2021, deixamos todos os vinhos para que possas fazer a mesma viagem em casa.

     

    No mês de Maio vamos passear pelo Douro, queres vir connosco?

     

     

     

    roteiro

    ← Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente →