Lagosta Grelhada

Oparadoxo da Lagosta entre Portugal e os países Africanos é que a Lagosta é considerado um prato caro, e em Africa é dos pratos mais acessíveis.  Consequências da procura e da oferta. Seja como for quisemos trazer a nossa versão da receita de Lagosta Grelhada - com uns "salpicos" africanos - para puxar a vontade de beber um bom vinho.

Anatomia desta receita:

⏱ Duração. 40 minutos 

👥 Nº de Pessoas: 2 pessoas 

🍳 Ingredientes:

- 2 Lagostas (pequenas)
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 3 (cabeças) de alho picado/moido
- 1 malagueta
- 1 limão ou lima
- coentros q.b. (picados)
- sal
- pimenta
- gelo


1º Passo

Coze (ligeiramente) a lagosta para não ficar grelhada por fora e crua por dentro. Coloca a lagosta em uma panela com água ferver e cozinha por aprox. 5 min. (não coloques sal - para já) .

2º Passo

Remove a lagosta e coloca-a num recipiente cheio de gelo para impedir que cozinhe mais.

Corta a lagosta longitudinalmente em duas metades e limpa-a.

Com a mesma faca, corta pequenas fendas nas tenazes.

3º Passo

Pica os coentros, o alho e a malagueta para um recipiente, adiciona o sumo do limão/ lima, sal e pimenta. Se quiseres um prato menos picante limpa as sementes da malagueta antes de misturar com os restantes ingredientes.

Pincela o "molho" na lagosta o mais possível.

4º Passo

Coloca a lagosta virada para baixo e grelha por cerca de 5 min. Vira, pincele mais um pouco de molho e grelha com o lado da casca para baixo por mais 5 min.

Quando terminar, a carne deve estar firme e opaca até o fim. Podes adicionar mais molho antes de servir, acompanha com arroz basmati ou batatas fritas.

Qual o melhor vinho para acompanhar?

Existem várias alternativas para um prato destes, o sabor suave da Lagosta permite uma panóplia de vinhos como alternativa, a nossa recomendação é um dos mais elegantes vinhos brancos que conhecemos. Quinta Maria Izabel Vinhas da Princesa.

Liquid error (sections/pf-94cf1ae0.liquid line 47): product form must be given a product

Podes ver a versão da receita original em Kitchen Stories , aqui . A nossa receita foi adaptada, recomendamos que sigas a nossa versão.

Outros posts do nosso Blog