10% desconto na 1ª encomendaPORTES GRATUITOS para encomendas acima de 50€

As Mulheres no mundo do Vinho

Publicado por Martha Whiting em

Mais do que nunca as  mulheres  quebram barreiras em diversas indústrias e o mundo da vinificação não é estranho a mulheres inovadoras que constroem o seu próprio caminho  fazendo vinhos únicos que de outra forma o mundo não conheceria.

Pioneiras, sonhadoras e líderes de renome mundial, podem encontrar em baixo alguns exemplos de mulheres que lideraram o mundo da vinificação.

 

Isabelle Simi (1886-1981) 

Lendária empresária e enóloga americana.

A história de Isabelle começou na tenra idade de 18 anos, quando de repente ela se viu encarregada dos negócios da família em Sonoma, Califórnia. Conhecida como a primeira viticultura dos Estados Unidos, ela guiou a sua família durante o Grande Terremoto de 1906, salvando os vinhedos e, posteriormente, mantendo a produção activa durante a proibição. Ousada e apaixonada, ainda hoje podemos experimentar os vinhos desenhados por Isabelle na Simi Winery.

 

Antónia Adelaide Ferreira (1811-1896) 

Lutadora da filoxera: 'A Ferreirinha'.

Apaixonada pelos vinhos portugueses, Antónia estava convicta de que o seu país poderia produzir vinhos espantosos, apesar da popularidade e do domínio das castas espanholas da época. Impelida a ultrapassar os limites da produção de vinho, ela  viajou para  Inglaterra para aprender sobre técnicas mais recentes usadas para combater a filoxera, que estava, na altura, a devastar vinhedos em toda a Europa.

Aprendeu novas técnicas de produção de vinhos, aplicando todo o conhecimento que adquiriu no  Douro, onde tinha nascido. Antónia mudou para sempre a trajectória dos vinhos do Porto e é continuamente celebrada no mundo do vinho português pela sua paixão e profundo desejo de mudança.

 

Antonina Barbosa

Enóloga contemporânea e cara de Falua.

Graduada em bioquímica, foi por acaso que Antonina Barbosa mais tarde estudou os compostos aromáticos dos vinhos, conquistando um mestrado em Enologia. 

Em 2004, ela se juntou a Falua como enóloga injetando paixão, sabedoria e um pouco de irreverência. Hoje, a adega de Falua celebra a união de técnicas de vinificação contemporâneas e ancestrais. E sob a orientação especializada de Antónia, a casa acaba de festejar a conquista da 2021 marca do ano pelos seus apaixonantes e expressivos vinhos da região do Tejo.

 

Joana Maçanita

Reconhecida enóloga, produtora de vinho, consultora e autora publicada.


Conhecida pelo seu dinamismo e quebra de mitos na indústria do vinho, Joana Maçanita é uma inspiração para muitos, tendo merecido a nomeação para "Jovem Enóloga do Ano".

A aventura pelo mundo do vinho levou a Joana desde o mestrado em Engenharia Agronómica, passando pelo Vale McLaren na Austrália e de volta a Portugal onde teve projetos na região do Douro, Alentejo, Lisboa e Algarve, tendo sido premiada em concursos e elogiada por críticos a nível mundial. Como vontade de experimentar os seus vinhos? Confia em nós, não te vais arrepender.

 

Queres apoiar as mulheres a suceder no mundo do vinho?

É simples com estamos activamente a colocar novos produtores onde se incluem produtoras e enólogas femininas, contamos com a tua ajuda para as compartilhares com os  teus amigos e familiares. Conta as suas histórias e torna estes modelos visíveis para inspirar a próxima geração de vinicultoras e amantes de vinho.

Apesar do contributo impressionante de muitas mulheres no mundo do vinho internacional, ainda existe muito por fazer para garantir que esse contributo é reconhecido.

Hoje a Decantify levanta o copo para todas as mulheres no mundo do vinho e é com entusiasmo que fazemos parte de um futuro onde as mulheres cada vez mais nos presenteiam com vinhos inesquecíveis. 

🍷💃

 

mundo dos vinhos

← Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente →